Blitz fiscaliza transporte de produtos e resíduos perigosos
Fonte: Agência Minas

A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) realizou entre os dias 15 e 18 de dezembro uma blitz de Fiscalização Integrada no Transporte de Produtos e Resíduos Perigosos. A ação, coordenada pela Gerência de Emergência Ambiental da Feam em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), teve o objetivo de aumentar a eficiência na fiscalização do transporte de produtos perigosos nas estradas mineiras.

O mesmo modelo de ação foi aplicado em junho deste ano e faz parte do Projeto de Fiscalização Integrada no Transporte de Produtos e Resíduos Perigosos. “A intenção é dar continuidade ao trabalho já realizado e verificar se houve melhora na condição dos caminhões”, explica o gerente de emergência ambiental da Feam, Eduardo Bacelar.

Segundo Bacelar, a ação servirá também para capacitar outros profissionais na fiscalização desse tipo de transporte. “Vamos treinar uma nova equipe de oficiais da PRF para que possam atuar nas ações de fiscalização”, concluiu Bacelar.

A blitz aconteceu nas principais rotas de saída da capital mineira, sobretudo nas rodovias BR-381, BR-040 e BR-116, apontadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) como as estradas federais mais perigosas do país. Na fiscalização foi aplicado um check-list de verificação dos principais itens que indicam as condições de transporte. Para cada veículo a equipe de fiscalização preencheu um questionário que incluem informações como origem, destino, tipo de produto e volume de carga. O objetivo desta verificação é registrar as rotas mais utilizadas pelas transportadoras e estabelecer quais os tipos de produto e resíduos perigosos mais transportados dentro do Estado, além de verificar as condições de segurança dos veículos e o treinamento dos motoristas.

Voltar para Fiscalizações - Produtos Perigosos