Contran anuncia regras para o transporte de cargas e bicicleta em veículos

Fonte: G&A

A Resolução 349 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no último dia 20 de maio, que estabelece novas normas para o transporte de cargas eventuais em veículos automóveis, caminhonetes, caminhonetas e utilitários, entrará em vigor a partir de 18 de agosto, 90 dias após sua divulgação. De acordo com a Resolução, a carga ou bicicleta transportada pelo veículo, entre outros requisitos, não deve atrapalhar a visibilidade do condutor, provocar ruído ou poeira, ocultar os dispositivos luminosos, nem exceder a largura máxima do veículo. Além de cumprir essas regras, o motorista deve atentar para as dimensões e limites de pesos permitidos de acordo com o tipo de veículo.

Para as cargas transportadas na parte superior do veículo, continua mantida a altura máxima permitida (50 cm), além da proibição da carga exceder a largura máxima do veículo. As bicicletas podem ser transportadas na parte posterior externa ou sobre o teto, utilizando dispositivo móvel ou fixo aplicado no veículo ou no gancho do reboque. No caso da bicicleta transportada sobre o teto, a mesma poderá ser colocada em pé ou deitada.

A partir das novas regras, caso a carga ou a bicicleta prejudique a visibilidade parcial ou total da placa de identificação do veículo, será obrigatório o uso de uma segunda placa, que será fixada pelo órgão de trânsito no pára-choque ou carroceria do veículo.

Clique aqui e confira a Resolução 349 na integra.


Voltar para:
Notícias Segurança no Trânsito