Biocombustível no diesel provoca reajuste nos preços

Fonte: Agência Câmara

De acordo com o consultor de vendas da Petrobras, Sávio Nunes, o último reajuste do diesel ocorreu em junho de 2009, também por causa da alteração da porcentagem do biodiesel, que passou de 3% para 4%. Os motoristas de todo o país que abastecerem seus veículos com o diesel a partir de 1º de janeiro, já o fazem com o novo percentual de 5% de biodiesel.

Conforme havia sido anunciado pelo presidente Lula, a mistura B5, que aumenta a proporção do biocombustível no diesel, antecipa em três anos a meta do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. A expectativa do Ministério da Agricultura é de que, com o aumento no percentual de mistura, o consumo de biodiesel chegue a 2,4 bilhões de litros em 2010. Com a mistura B5, também deverá aumentar o consumo de óleo de soja, principal matéria prima do combustível.

Contudo, o ministério garante que o país está preparado para fornecer soja suficiente para atender à demanda de alimentação e de biocombustível. A safra 2009/2010 deverá ser recorde, com 64 milhões de toneladas do grão. Oito novas usinas de biodiesel devem entrar em funcionamento no país este ano, segundo informações da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio). Para a entidade, o país tem capacidade de aumentar em 1% ao ano a participação do biocombustível no diesel.

 

 


Voltar para Notícias - Meio Ambiente