Eletrobrás investiga acidente com eletricista em Arapiraca/AL

Arapiraca/AL - Através de nota enviada à imprensa, a Eletrobras Distribuição Alagoas informa que já deu início às investigações para saber as causas do acidente ocorrido na manhã do dia 30 de março de 2011, em Arapiraca. Com o prestador de serviço Adeildo Gomes da Silva, da empresa Link Engenharia.

Ele estava fazendo reparos em uma linha de média tensão quando recebeu a descarga elétrica. Os técnicos de segurança do trabalho estão no município de Arapiraca para colher todas as informações sobre o caso.

O eletricista estava atendendo a uma ocorrência registrada por volta das 8h da manhã e o acidente ocorreu aproximadamente às 10h, momento em que o atendimento foi interrompido. Ele sofreu ferimentos no antebraço direito, coxa direita, além de outras partes do corpo. Em estado grave, com queimaduras em várias partes do corpo, Adeildo recebeu os primeiros socorros ainda no local do acidente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi conduzido para a Unidade de Emergência do Agreste. À noite, ele foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Outra equipe foi deslocada para fazer os trabalhos, já que os técnicos que presenciaram o acidente não tinham condições psicológicas para seguir com as atividades.

A Eletrobras informa também que tem padronizado as práticas de segurança a fim de evitar acidentes nas seis Distribuidoras do Sistema. No início desse ano, foram lançados os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), uma exigência legal das normas regulamentadoras de segurança do trabalho.

Em sua aplicação eles detalham o passo a passo de tarefas específicas do setor elétrico. Além de cumprirem uma determinação, eles representam uma mudança de paradigma na forma de execução de tarefas no Sistema Elétrico de Potência e criam uma mentalidade de prevenção.

Sesau nega negligência
A Secretaria de Estado da Saúde enviou uma nota negando negligência na transferência do paciente para Maceió.

Leia na íntegra:
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) por meio da Unidade de Emergência do Agreste, esclarece que em nenhum momento deixou de prestar assistência no atendimento do funcionário da Eletrobrás, que deu entrada no final da manhã desta quarta-feira, por volta das 11h00, vitima de choque elétrico seguido de queda de um poste.

Ao chegar na Unidade de Emergência, os profissionais fizeram os atendimentos necessários, medicando, entubando e sedando o paciente. Estabilizado, a transferência do paciente, numa UTI Móvel do SAMU, está assegurada para o Centro de Tratamento de Queimados no Hospital Geral, especializado na recuperação de vítimas de queimaduras em todo o Estado.

Com relação ao Samu, informa ainda, que a UTI Móvel e o helicóptero (UTI aérea) estavam empregados em ocorrências durante toda tarde.

Estamos à disposição para outros esclarecimentos.

Atenciosamente,
Secretaria de Estado da Saúde.

Com assessorias/Sesau e Eletrobrás.

Fonte: Revista Proteção


Voltar para:
Notícias Segurança do Trabalho