Operação combate transporte de cargas irregulares no Rio

Ações contam com apoio do Inea, Ibama e Batalhão Florestal.

A Coordenadoria de Combate aos Crimes Ambientais iniciou na manhã desta quarta-feira (08/06/11), no Rio de Janeiro, uma operação de combate ao tráfego de caminhões que transportam produtos perigosos sem a devida licença ambiental.

As ações de fiscalização contam com o apoio em parceria do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do Batalhão Florestal da Polícia Militar.

Os caminhões que estiverem trafegando de maneira irregular serão multados e, dependendo do grau de perigo que oferecer a carga transportada, o material será apreendido.

Um dos pontos de fiscalização é a ponte Rio – Niterói, pois os caminhões que transportam esses produtos não têm autorização para circularem pela via. Outro ponto é a BR-493 que vem sendo considerada uma rota alternativa para o transporte desse tipo de carga.

Em caso de acidente na rodovia, produtos tóxicos podem escorrer para rios, córregos, para a baía de Guanabara ou até mesmo explodir. Se o material estiver sendo transportado de maneira inadequada o perigo pode se tornar ainda maior. A coordenadoria pretende continuar com as ações de fiscalização por tempo indeterminado.

Fonte: R7 Notícias






Voltar para:
Fiscalizações - Produtos Perigosos