Ação apreende 2 toneladas de carvão em área de proteção ambiental no Rio

Fonte: G1

Fiscais também destruíram 7 fornos na região de Mata Atlântica.
Dois homens foram detidos e podem ficar até 8 anos presos.

Operação realizada na tarde desta terça-feira (8/02/11) por fiscais da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro apreendeu mais de 2 toneladas de carvão vegetal irregular e destruiu 7 fornos em uma área de Mata Atlântica em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Durante a ação, que teve apoio da Polícia Florestal, os agentes ambientais apreenderam 6 motosserras, um balão de 30 metros de altura e interditaram o galpão em que o produto estava armazenado, localizado em uma região que deveria ter a natureza protegida por lei.

Dois homens foram detidos na operação e levados a 60ª delegacia de polícia em Duque de Caxias, onde responderão por crime ambiental. A pena pode chegar a até 8 anos de prisão e os infratores terão de reflorestar a área que destruíram, segundo a secretaria.

De acordo com José Maurício Padrone, coordenador do departamento que combate crimes ambientais na secretaria, são necessários 120 quilos de madeira para produzir um saco de carvão. O volume é equivalente a duas árvores de médio porte no bioma.



Voltar para:
Fiscalizações - Meio Ambiente