Sete cidades começam a emitir novo Registro de Identidade Civil (RIC)

Fonte: G1

O RIC vai substituir gradativamente as atuais cédulas de identidade, conhecidas popularmente como RG.

Se uma carta chegar a sua casa, não estranhe. Nos próximos meses, os brasileiros selecionados pelo Ministério da Justiça vão começar a ser chamados para trocar o antigo RG pelo novo cartão do registro de identidade civil.

Inicialmente o novo Registro de Identidade Civil (RIC) será emitido num projeto piloto em sete cidades: Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Ilha de Itamaracá (PE), Hidrolândia (GO), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO). Mas nem todos os moradores desta cidade serão convocados. Os selecionados serão informados por correspondência.

O RIC vai substituir gradativamente as atuais cédulas de identidade, conhecidas popularmente como RG. Cada cidadão brasileiro será identificado por um único número, válido em todo o país – o que não acontece hoje, uma vez que cada estado emite documentos com numerações diferentes.

O novo modelo deve dificultar as fraudes. De um lado do cartão, estão a foto, o número e as informações pessoais. No verso, impressão digital, além dos números do CPF, do título de eleitor e do Número de Identificação Social do trabalhador (NIS).

O cartão com chip tem tecnologia para dificultar as falsificações. Inicialmente, dois milhões de brasileiros devem ser contemplados. As atuais cédulas de identidade não perdem a validade. A previsão é de que elas sejam substituídas pelo RIC gradativamente até os próximos nove anos.








Voltar para:
Notícias Cotidiano