Veja dicas para conseguir um estágio e transformá-lo em primeiro emprego

Fonte: G1

Não basta apenas cumprir horário e aprender a função: é preciso saber aproveitar bem o tempo dentro da empresa. No mês de janeiro, 35 mil vagas estão abertas.

Tem muito estudante que espera estrear outro documento nestas férias: a carteira de trabalho. Tem mais vagas do que em 2010, que foi um ano bom para conseguir empregos. Não basta ter boa vontade e se dedicar aos estudos só. Confira as dicas para conseguir um estágio e se manter no emprego depois que ele acabar.

O gerente de laboratório Leandro Sestak conhece bem os corredores de uma multinacional de genética de aves. Hoje ele é gerente. Chegou há oito anos como estagiário.

“A gente aprende a ouvir as pessoas, isso é o ponto chave, que facilita muito no desempenho e no sucesso”, conta Leandro.

Este mês são 35 mil vagas abertas, 10% a mais que no ano passado.

“É bom começar agora para ganhar experiência e sair na frente no mercado”, diz um estudante.

O estágio é permitido a partir dos 16 anos e o interessado deve estar matriculado nos ensinos médio, técnico ou superior.

“O estágio é tido hoje como a principal ferramenta de inserção do jovem no mercado de trabalho”, afirma o gerente regional do CIEE, Nei Godoy.

“O jovem precisa ter um kit entrevista: para as meninas, utilizar sapato fechado, calça social, uma blusa mais fechadinha, não fazer o uso de piercing. Para os meninos, a mesma coisa: tenha um sapatinho reservado, uma calça, uma camisa. Em hipótese alguma, usar o boné”, explica a psicóloga Flávia Bianchin.

Cuidado também com o jeito de falar e com a postura: “Se eu pergunto algo para você que você não sabe responder, normalmente seu corpo vai dizer isso através da sua postura corporal, facial, então, o corpo fala. Preste atenção”, diz a psicóloga.

Mas para conseguir o tão sonhado primeiro emprego não basta apenas cumprir horário e aprender determinada função: é preciso saber aproveitar bem o tempo dentro da empresa.

No início, observe o comportamento dos outros funcionários para saber qual é a filosofia de trabalho da empresa. Não misture estágio com estudo: enquanto estiver na empresa, evite fazer tarefas da escola ou faculdade. Demonstrar interesse é fundamental.

“Conhecer a empresa como um todo, conhecer as pessoas, ter um bom relacionamento em equipe, o trabalho em equipe hoje é fundamental”, afirma a psicóloga.

Com a bolsa do estágio em uma operadora de plano de saúde, Clariza pretende cursar administração de empresas. É uma boa maneira de impressionar os chefes.

“Ela é uma pessoa que tem um potencial, ela busca aquilo que ela quer, é rápida para aprender, busca informações. É isso que a gente espera e busca. Eu espero que ela seja contratada, é o que a gente mais quer, estamos em busca disso”, conta a auxiliar administrativa Cláudia Souza.

Outra dica: use o que ganhar no estágio para pagar cursos complementares. Inglês é fundamental, mas vale a pena investir em cursos de informática e outras áreas.


Voltar para:
Notícias Cotidiano