Prêmio de Gestão Ambiental Rural é destaque em Feira de Tecnologia Rural


O engenheiro agrônomo Lúcio Alves Carvalho, 41, é produtor rural de Rio Verde (GO) e, juntamente com a família, possui uma propriedade de 2 mil hectares. A fazenda foi a vencedora do Prêmio de Gestão Ambiental Rural, que integra a programação da Tecnoshow Comigo, desde o ano passado. Segundo ele, pequenas ações sócio-ambientais começaram a ser feitas no ano de 1997 e transformaram o local em um ambiente digno de premiação.

“Tentamos valorizar o relacionamento com os funcionários, com melhorias da estrutura de trabalho, maior conforto, melhores salários e treinamentos profissionalizantes. Além disso, fizemos ações ambientais, como tratamento de afluente, contenção nos tanques de depósito de combustível, reciclagem de lixo e separação de lixo tóxico”, explica o Lúcio sobre as ações que fizeram a propriedade rural a ficar em primeiro lugar no prêmio.

Lúcio diz que este ano é concorrente novamente. Desde o ano passado novas ações foram implementadas na fazendo, o que faz da família Carvalho forte candidata a levar o troféu pelo segundo ano consecutivo. “Instalamos um sistema de trabalho com containers, para transporte de embalagens, que são elvadas diretamente para a insústria de recliclagem”, destaca o produtor rural.

O Prêmio
Promover a educação ambiental e despertar a conscientização sobre o meio ambiente é o objetivo do Prêmio de Gestão Ambiental Rural. Este ano, a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) realizará, no dia 13 de abril, às 14 horas, a entrega da 5ª edição do prêmio, no auditório I do Centro Tecnológico Comigo (CTC).

As propriedades rurais inscritas serão avaliadas até o final do mês de março por cinco agrônomos da cooperativa. Os profissionais vão vistoriar aspectos da atividade agropecuária que podem causar impacto ao meio ambiente, assim como os aspectos legais exigidos pelos órgãos ambientais, como outorga de água, destinação de efluentes, armazenagem de combustível, conservação e descarte de embalagens de insumos agrícolas, reserva legal averbada, além de ações de educação ambiental.

Serão premiados 12 participantes de todos os municípios onde a Cooperativa está instalada. Além de certificado e troféu, os premiados terão direito a uma viagem, com acompanhante, para conhecer um grande santuário ecológico do País. A escolha das propriedades vencedoras será feita de acordo com a pontuação em todos os itens auditados.

Tecnoshow
A Tecnoshow Comigo é uma das maiores feiras de tecnologia rural do Centro-Oeste brasileiro, que se realizará entre os dias 9 e 13 de abril, no Centro Tecnológico COMIGO (CTC) da cidade de Rio Verde (GO). Promovida desde 2002, a Tecnoshow atrai mais de 70 mil visitantes durante os cinco dias de exposição. A feira é uma oportunidade única para que os produtores locais se atualizem com as mais de 50 palestras que a exposição oferece, além dos estandes que mostram o que há de mais novo em questão de pesquisa, sustentabilidade e novas tecnologias do campo.

Fonte: A Redação - aredacao.com.br

 

Voltar para:
Notícias - Meio Ambiente