Operação fiscaliza cargas perigosas nas estradas do RS.


Uma operação da Defesa Civil Estadual (P2R2), em parceria com diversos órgãos, realizou uma fiscalização em caminhões que fazem o transporte de produtos perigosos, na quarta-feira (22/08/2012), no Posto Rodoviário de Novos Cabrais.

Segundo informações da Defesa Civil Regional, foram abordados 160 veículos. Três receberam notificações do Ibama e doze do Inmetro. Referente ao transporte de produtos perigosos, 46 foram notificados. Ainda na operação, o grupo autuou 61 condutores por infrações de trânsito. Quanto ao transporte de produtos perigosos, a defesa Civil encontrou, nesta operação, agrotóxicos em quantidade superior aos oferecidos pelos veículos, mistura de alimentos com produtos tóxicos, entre outros casos.

O Coordenador da Defesa Civil de Santa Maria, tenente-coronel Adilomar Silva, alerta para situações de risco em acidentes. “Dependendo da situação é preciso isolar a área. Pedimos a população que, antes de chegar perto, ligue para os órgãos competentes para saber a gravidade do acidente”, ressalta o Coordenador Regional da Defesa Civil.

De acordo com o 1° sargento da Divisão de Apoio Técnico da Defesa Civil Estadual, Arthur de Oliveira Moraes Junior, existe um calendário anual de fiscalização em todo Estado. “Pelo menos uma vez por mês realizamos operações em todas as regiões do Rio Grande do Sul. A próxima será no início de setembro”, explica o sargento.

Participaram desta instrução e fiscalização, os seguintes órgãos: Defesa Civil Estadual; Defesa Civil Municipal de Santa Maria; Defesa Civil Municipal de Itaara; Defesa Civil Municipal de Paraíso do Sul; Defesa Civil Municipal de Estrela Velha; Corpo de Bombeiros Militares; Bombeiros Voluntários de Paraíso do Sul; Bombeiros Voluntários de Agudo; Secretaria da Fazenda Estadual; Inmetro; Ibama; Batalhão Ambiental; Secretaria da Saúde.


Voltar para:
Fiscalizações - Produtos Perigosos