Uso de agrotóxico causa internações hospitalares no CE.

O impacto do uso de agrotóxicos na agricultura foi objeto de um conjunto de mais de cem pesquisas que estão sendo divulgadas pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Uma dessas pesquisas, realizada pela professora Raquel Rigotto, da Universidade Federal do Ceará, no perímetro irrigado da Chapada do Apodi, mostra que os municípios que estão nessa área apresentam um crescente número de internações hospitalares por intoxicação, que podem estar relacionadas ao uso de agrotóxicos nas plantações.

Há ainda o grau de precariedade da assistência técnica oferecida aos pequenos agricultores que cultivam nesses perímetros irrigados. Sem apoio oficial, acabam consultando agrônomos vinculados à lojas de produtos agropecuários, que dão a receita do agrotóxico sem fazer uma análise específica da situação das plantações. Dessa maneira, põem em risco a saúde dos produtores e também do consumidores.

Outro problema constatado é a contaminação dos lençóis freáticos pela quantidade de agrotóxicos utilizados na área irrigada, que gera riscos para toda a população da região.

Fonte: G1

 

 

 


Voltar para:
Notícias - Segurança do Trabalho