Blitz fiscaliza transporte de cargas perigosas em Apucarana
Já foram abordados dezenas veículos para verificação de itens de segurança, identificação e documentação

 

Uma blitz em conjunto para fiscalização do transporte de produtos perigosos é realizada nesta quinta-feira (14/03/13) pela manhã, na BR-376 (Rodovia do Café), ao lado do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Apucarana. Participam da operação a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Instituto Ambiental do Paraná, Força Verde, Vigilância Sanitária Municipal e Receita Estadual.

Já foram abordados dezenas veículos para verificação de itens de segurança, identificação e documentação. Os motoristas receberam orientações sobre os cuidados com o exercício da atividade. Até o momento apenas um caminhão carregado com madeira ficou retido por supostas irregularidades documentais.

O transporte de cargas inflamáveis, corrosivas, tóxicas e demais substâncias químicas que representam riscos à saúde e ao meio ambiente deve ser feito por motorista especialmente capacitado para isso. O curso de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos (MOPP) é obrigatório pelo Conselho Nacional de Trânsito e tem duração de 50 horas/aula.

Além de verificar se o motorista tem a habilitação correta, operações como a realizada em Apucarana também servem para conferir a identificação da carga no caminhão, que deve ter o rótulo de risco e o painel de segurança segundo a nomenclatura internacional de produtos perigosos.

 

Fonte: TN Online

 

Voltar para:
Notícias - Relações Trabalhistas