Carreta transportava alimentos junto com produtos perigosos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu neste sábado (11/07/2015) uma carreta que transportava 3,15 toneladas de produtos alimentícios junto com produtos perigosos em Porto Vitória, na região sul do Paraná.

Entre os alimentos descobertos pela PRF estavam trigo, coco ralado e lentilha. No mesmo compartimento de carga havia aproximadamente cinco toneladas de líquidos inflamáveis, gases e substâncias oxidantes.

O flagrante ocorreu no quilômetro 472 da BR-153. O transporte de alimentos e de produtos perigosos no mesmo compartimento, sem separação física através de cofre de carga, é proibido, em razão da possibilidade de contaminação.

A PRF encontrou outras irregularidades no veículo, entre elas a falta da simbologia e a não apresentação de alguns documentos fiscais com a relação dos produtos perigosos, prática usada como forma de tentar driblar a fiscalização.

A empresa transportadora e as empresas que expediram os produtos foram autuadas por infrações relativas ao transporte irregular de produtos perigosos e também por infração ao Código de Trânsito Brasileiro.

As multas somam cerca de R$ 11,6 mil. Conforme o artigo 56 da lei 9.605, o transporte de produtos perigosos em desacordo com as normas em vigor configura crime, com pena de um a quatro anos de reclusão.

Os policiais rodoviários federais encontraram nos dois semirreboques os seguintes produtos perigosos: mistura de hipoclorito de cálcio (oxidante), ácido dicloroisocianúrico (oxidante), resina de poliéster (líquido inflamável), tinta (líquido inflamável), peróxido orgânico e aerossóis (gases). A PRF encaminhou a ocorrência para a Vigilância Sanitária de União da Vitória.

Fonte: Paraná Online

 

 

Voltar para:
Fiscalizações - Produtos Perigosos