Caxambu: usina transforma óleo de cozinha em biodiesel.

Fonte: EPTV.com

A preocupação com o meio ambiente, particularmente com a destinação correta do óleo de cozinha usado, mobiliza moradores, empresa e prefeitura de cinco cidades localizadas no Circuito das Águas, no Sul de Minas Gerais. Em Caxambu, uma empresa decidiu aproveitar o óelo de cozinha usado para fazer biodiesel.

A usina começou a funcionar há oito meses junto com um projeto de coleta e reciclagem. Os quase oito mil litros de óleo que eram descartados por mês no esgoto da cidade agora têm outro destino. Cerca de dois mil litros são destinados à usina, que paga R$ 0,25 por litro. O óleo é recolhido em 18 cidades da região. O projeto também é explicado em salas de aula. Uma associação de moradores também incentiva a conscientização e a destinação correta do óleo usado.

Em São Lourenço o Poder Executivo criou uma lei sobre a destinação correta do óleo de cozinha usado e que já está na pauta de votação da Câmara de Vereadores. Outros municípios, como Cambuquira, Itanhandu, Pouso Alto, Três Corações e Itamonte, também já têm lei em vigor. A usina instalada em Caxambu aguarda uma licença da Agência Nacional de Petróleo para comercializar o biodiesel.



Voltar para Notícias - Meio Ambiente