Lixão atrai aves para as proximidades do aeroporto de Uberlândia.

Fonte: MG TV Rede Integração

As aves podem ser um perigo para quem viaja de avião. Uma determinação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), restringe atividades que possam atrair pássaros para os aeroportos num raio de até 20km. Mas em Uberlândia, um lixão próximo ao aeroporto atrai aves como pombos e urubus.

Foi preciso até fazer um planejamento para retirar os animais do local. O lixão rente a cerca do aeroporto atrai ratos, escorpiões e também aves, como os urubus que passam o dia em uma torre que fica dentro do aeroporto. O problema é quando eles estão no ar, dividindo o espaço com as aeronaves. No ano passado os acidentes provocados por aves no Brasil geraram um prejuízo de mais de R$5 milhões para as empresas aéreas.

Existe uma resolução do Conama que restringe a implantação de atividades que atraiam aves para as proximidades dos aeroportos. É a área de segurança aeroportuária, formada por um círculo imaginário de até 20km. Só que a menos de 2km do aeroporto de Uberlândia uma empresa de armazenamento também atrai centenas de pombos.

Apesar de não existir registros de acidentes envolvendo aves no aeroporto de Uberlândia, o superintendente João Marcos Coelho diz que já existem projetos preventivos. Soluções que possam trazer mais tranqulidade para quem entra em um avião, é sempre bem vinda.



Voltar para Notícias - Meio Ambiente