Medições Quantitativas:
• Realização de avaliações quantitativas de agentes físicos (ruído, calor, etc) e químicos (poeira, fumos metálicos, etc).

Assistência Técnica e Assessoria Personalizada:
• Implantação dos programas de segurança do trabalho exigidos pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego;

• Orientação na organização de todo o processo operacional e em caso de reivindicações trabalhistas;
• Realização de assessoria de acordo com as peculiaridades e necessidades da empresa contratante.
• Treinamento para a prática da Ginástica Laboral acompanhado por profissionais da área de fisioterapia.

Cursos e Treinamentos

• São ministrados cursos de CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Operadores de Empilhadeira, Uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, Palestras e treinamentos em eventos, assessoria na organização de SIPATs – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Assistência T écnica em Processos Trabalhistas.
• A Prevenir faz o acompanhamento nos processos de reclamação trabalhistas na elaboração dos quesitos, durante a realização da perícia e na análise do laudo pericial.

Programas e Documentos com Cumprimento Compulsório:

1 - PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
• Programa que visa avaliar qualitativa e quantitativamente as condições do ambiente de trabalho, buscando subsídios para adaptação às exigências estabelecidas pela NR-9, que trata do referido Programa e as Instruções Normativas do Ministério da Previdência e Assistência Social.
• Sem contrariar o item 9.3.1.1 da NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e visando minimizar para os seus clientes os custos oriundos da elaboração deste documento, a Prevenir realiza as avaliações quantitativas necessárias apresentando-as com os respectivos laudos conclusivos e oferece um modelo de documento-base para que a própria empresa possa elaborá-lo.

    Embasamento Legal: 

• 9.3.1.1 - A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.

2 - PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
• Documento legal estabelecido para as empresas onde devem ser registradas todas as atividades do trabalhador, exercidas no ambiente de trabalho, estando exposto ou não a agentes nocivos. O PPP deve ser emitido com base no LTCAT e/ou no PPRA se este possuir as avaliações quantitativas dos agentes presentes no ambiente de trabalho do segurado em questão.

3 - LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho
• Objetiva caracterizar a incidência de insalubridade ou periculosidade nos ambientes de trabalho, conforme as exigências do INSS.
• Com base na IN 20 de 11/10/07, que permitiu a substituição do LTCAT pelo PPRA desde que este possuísse as avaliações quantitativas dos agentes presentes no ambiente de trabalho, a Prevenir realiza as avaliações quantitativas necessárias apresentando-as com os respectivos laudos conclusivos e oferece um modelo de LTCAT para que o SESMT da própria empresa possa elaborá-lo ou, se julgar mais conveniente, possa substituÍ-lo pelo PPRA.

4 - PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho
• Programa que tem como finalidade adaptar a construção civil às determinações da NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, constante na Portaria Nº. 3214/78.